20 de maio de 2015

Bolo de Maçã e Amêndoa

Existem sabores que, para mim, fazem todo o sentido quando juntos. Chocolate e banana, queijo de cabra e mel, nozes e vinho do Porto, e, neste caso, maçã e amêndoas.
Esses são os ingredientes protagonistas desta primeira publicação sobre o bem comer, o confortar o estômago e, consequentemente, a alma.

- 2 chávenas com farinha;
- 2 chávenas com açúcar;
- 1 colher de sopa com fermento;
- 2 maçãs* grandes, bem maduras;
- 6 ovos;
- 1 colher de sobremesa com canela;
- 1 chávena com óleo vegetal;
- 1 cálice com vinho do Porto branco;
- 200g de amêndoas palitadas.

Com a particularidade de sujar poucos utensílios culinários, esta minha receita é fácil, deliciosa e uma boa forma, saudável até, de comer fruta, isto para quem, ao invés dos meus hábitos alimentares, não a come frequentemente.

Para uma taça grande, peneirem a farinha e o fermento e acrescentem o açúcar. Misturem esses ingredientes secos. Numa liquidificadora triturem as maçãs, com os ovos, a canela e o óleo, até obterem uma massa cremosa com uma ligeira camada de espuma à superfície. Juntem esse creme aos ingredientes secos e envolvam-nos suavemente, mas com movimentos circulares vigorosos, com uma vara de arames. Em fio, nunca parando de mexer o preparado, vertam o vinho do Porto e, logo depois, adicionem as amêndoas palitadas e envolvam-nas com uma espátula, ou "salazar", como se costuma dizer cá em casa. Sim, porque aqui somos poupadinhos!
Na forma untada com manteiga e farinha, levem a massa a um forno previamente aquecido a 170º C, durante aproximadamente uma hora.

Quando o bolo sair, deixem-no descansar e arrefecer até adquirir uma temperatura ambiente. Este processo permite ao bolo libertar vapor de água mais lentamente, apurar os açúcares e evitar que seque rapidamente depois de encetado, algo que não se dava com sucesso caso fosse aberto ainda muito quente.
O meu bolo saiu há pouco do forno, mas dei-lhe o merecido tempo de repouso. Agora, vou fazer um chazinho de lúcia-lima e levar comigo esta fatia!


 
*Permitam-me a sugestão de utilizarem maçãs azeitadas, ou maçãs-azeite, pois, no seguimento de várias experiências, são as que melhor sabor dão, sem qualquer sombra de dúvidas, a este bolo tão adorado.

A história:
Não há muito tempo, passei uns dias no meu "retiro espiritual" favorito. Ou talvez retiro da engorda... Onde, para além de apenas se ficar satisfeito com a refeição quando se atinge o estado de enfartamento, o único movimento físico será, provavelmente, o folhear de um qualquer livro.
Histórias à parte, num passeio pela horta desse mesmo "retiro", encontrei, juntamente com uma amiga, uma curiosa macieira cujos frutos de aspecto sumarento nos armadilharam à sua deglutição. Dada a segunda trinca, encontrei, na minha maçã, manchas oleosas, de um verde quase radioactivo. "Tu queres ver que estas coisas estão envenenadas?", perguntei à minha amiga, assustado. Apressados, fomos ter com a Tia, que nos sossegou ao explicar que, na verdade, tratavam-se de maçãs azeitadas, ou maçãs-azeite, como também são conhecidas.
Depois de, já confiante, ter continuado a ingestão do fruto, fui reparando nas suas características: doce, farinhenta e oleosa, mas nada enjoativa, de todo. Concluí, pois, que seriam perfeitas para o meu bolo de maçã e amêndoa. Por isso, acabei de actualizar a receita, sugerindo a utilização das maçãs azeitadas. Embora sejam raras, tentem encontrá-las. O resultado que obterão neste bolo será significativo, posso garantir!

4 comentários:

  1. Isto tem cá um começo... de fazer crescer àgua na boca! O aspecto do bolo é maravilhoso e apetitosíssimo! E de facto não parece muito complicado a fazer! Uma boa experiência para o fim de semana!
    Obrigada AMIGO!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Hermínia, quem melhor poderia estrear os comentários nesta nossa nova casa senão a minha amiga?
      Muito obrigado pelas suas sempre tão simpáticas palavras!
      Espero encontrá-la por aqui muitas mais vezes.
      Um forte abraço cheio de admiração.

      Eliminar
  2. Na sexta passada cheguei a casa e tinha este bolo em cima da mesa com esta mesma página impressa para saber os ingredientes e o modo de preparação.
    Claro está que, no sábado de manhã lembrei-me de tirar uma fotografia para te enviar só que já nem bolo havia!
    Estava ótimo, continua :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é daqueles bolos que resultam sempre na perfeição.
      Não tenho duvidas nenhumas que estava óptimo!

      Eliminar

O autor deste blogue agradece a todos pela sua interacção nesta "casa".