2 de junho de 2015

Semifrio de Morango

Nesta Primavera averanada pela qual estamos a passar, os morangos são um dos frutos que, aproveitando essa condição climática, dão conta das frutarias. Rechonchudos, vermelhos e brilhantes, pertencem ao grupo dos frutos múltiplos, assim designado pelo facto de um morango ser, na verdade, um conjunto de inúmeras e exíguas frutificações unidas.
Para além das propriedades antioxidantes, fortalecedoras e curativas, os morangos têm um sabor absolutamente delicioso e característico, um misto de doçura e acidez, uma relação amor-ódio que tem lugar no nosso palato. Eu, no entanto, prefiro-os bem doces. Gosto, porém, de brincar um pouco com a sua característica ácida e misturá-lo, por isso, num meio adocicado.

Eis uma receita onde isso acontece. Uma receita que já se encontra em casa dos meus avós maternos desde que me lembro e, como ditame, é confeccionada na época dos morangos. Chamamos-lhe semifrio de morango, apesar de haver uma quantidade quase interminável de receitas deste doce, mas o nosso é o mais fácil do mundo! Podem registar.

- 1 lata de leite condensado;
- 2 pacotes de natas;
- 4 folhas de gelatina de sabor neutro;
- 500g de morangos;
- 4 colheres de sopa com açúcar.

Sim, meus caros leitores, é isto!
Misturem o leite condensado com as natas, utilizando uma varinha mágica, até o preparado aumentar um pouco de tamanho.
Coloquem as folhas de gelatina, cortadas, dentro de uma tigela com água fria e deixem-nas hidratar durante cinco minutos. Após esse tempo, escorram a água que a hidratou e coloquem as folhas de gelatina num pequeno tacho, em lume baixo, e mexam até tudo fundir.
Em fio, vertam a gelatina para o preparado anterior, enquanto voltam a misturar tudo com a varinha mágica.
Numa taça ao vosso gosto, transparente, por exemplo, para conseguirem ver o interior, coloquem a mistura branca e doce que prepararam anteriormente e levem-na ao frigorífico durante duas horas, no mínimo.
Passado esse tempo, triturem os morangos até ficar uma polpa, adicionando quatro colheres de sopa com açúcar. Os meus estavam tão doces, que apenas lhes adicionei duas colheres.

Assim, para terminar, juntem a polpa de morangos com o preparado que esteve no frio, o qual, por diferença de densidades, deverá ficar sempre em baixo. Se gostarem de um toque de frescura, permitam-me que vos recomende a cortarem folhas de hortelã e disporem-nas sobre ou dentro da polpa de morangos.
Des(frutem)!

12 comentários:

  1. Pedro Pinho Suárez, tem muito bom aspecto e deve ser muito bom! Dado que não sou boa culinária (O meu negócio são números e papéis) vou partilhar com o Pedro Moreira e a Titi Cristina que são uns óptimos cozinheiros! Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Pedro, podes vir cá a casa fazer o doce. Não tenhas qualquer tipo de receio... E não precisas agradecer.

    ResponderEliminar
  3. Mena, que bom ver-te por aqui! Desconhecia os dotes culinários do teu Pedro... Deve ser de nome. Envio-te um abraço!
    Tia Susana, sábado à noite vou aí fazer o semifrio de morango. Estou convidado por mim. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Esse semifrio é só a melhor coisa de sempreee!!

    Quando vens faze-lo à minha casa nova? ahah :D

    Beijinhos,
    Daniela Terras

    ResponderEliminar
  5. Mais uma maravilha! Há que experimentar pois deve ser delicioso!
    Obrigada pelas partilhas, pois é assim que nos vamos enriquecendo uns aos outros.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Amiga Hermínia.
      A partilha de saberes é muito importante.
      Volte sempre!

      Eliminar
  6. O semifrio, aiiiii, o semifrio! Que delícia tão estupidamente fácil de fazer!
    Maldita a hora em que me ensinaste a receita, que as minhas ancas e coxas qualquer dia não passam nas portas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois então come, minha querida. Desta vida apenas levamos o beber, o comer e o... Falta-me a outra palavra.

      Eliminar
  7. Já experimentei a variante com mirtilos e fica muito bom. Foi um sucesso!!!!!!! Pena o tempo que demora a abrir os pacotes das natas e a rapar conteúdo do leite condensado!!! ;) ;)....

    ResponderEliminar

O autor deste blogue agradece a todos pela sua interacção nesta "casa".